Aquecedores Elétricos
AQUECEDOR ELÉTRICO: MODELOS E FUNCIONALIDADES
Os sistemas para climatização de ambientes tem se desenvolvido cada vez mais e devido a grande necessidade, mediante as mudanças e instabilidades climáticas esses equipamentos estão em alta e são alvo de muita procura.
Especialmente as empresas, indústrias e comércios tem investido fortemente nesses itens para resfriamento e aquecimento do ambiente, a fim de controlar a temperatura interna independente do clima natural externo.
Existem dois sistemas, sendo a refrigeração e o aquecimento, com funções distintas, enquanto a refrigeração promove um ambiente mais frio e ventilado, o aquecedor elétrico provoca a elevação da temperatura, inibindo as correntes de ar frio.
Esses processos de mudanças climáticas sistemáticas estão cada vez mais modernos e eficientes e são indispensáveis para o funcionamento de muitos estabelecimentos promovendo a ventilação ou aquecimento deixando o ambiente mais confortável e agradável para habitação.
COMO FUNCIONA O AQUECEDOR ELÉTRICO ?
O ar do próprio ambiente é atraído para as saídas quentes do equipamento e com isso o ar retorna com temperatura elevada ao ambiente fazendo com que o local seja aquecido de forma instantânea.
São itens portáteis, leves, modernos e com fácil manuseio para funcionamento, podem ser usados em qualquer ambiente, seu uso é mais comum em empresas e residências, principalmente no inverno. É muito eficiente e indispensável para residências em países com baixa temperatura.
QUAIS OS TIPOS DE AQUECEDOR ELÉTRICO?
Existem também algumas particularidades para o funcionamento desses equipamentos, possuindo algumas diferenças e habilidades específicas. Veja abaixo alguns desses modelos e suas eficiências:
1- Incandescente
Tem um preço mais acessível que os demais aquecedor elétrico, esse fator varia mediante ao tamanho e potência. Não costuma emitir ruídos e sua resistência fica exposta através de um tela que é disposta.
2- Termoventilador
Seu funcionamento imita a de um ventilador e seu ruído é semelhante. Sua resistência é acompanhada de uma hélice, que promove o aquecimento do ar frio em ar quente, para alguns equipamentos é possível a emissão de ar frio, tendo dupla funcionalidade.
3- Aquecedores halógeno
Sua principal característica que o difere dos demais modelos é o uso de gás halogênio que deixa o aquecimento ainda mais eficiente, visto que ocorre um processo de substituição do calor.
4- Aquecedores a óleo
O aquecedor elétrico não provoca ruídos, porém o esse aparelho a base de óleo é praticamente inexistente, além de diminuir o ressecamento do ambiente, pois o ar não entra em contato.
AQUECEDOR ELÉTRICO A GÁS
Existe um modelo comum e específico que faz a utilização da água para aquecer o ambiente. Existem muitas fontes de energia para aquecimento do local, como gás, óleo, eletricidade e também a água. São componentes que quando aquecidos conseguem proporcionar o equilíbrio da temperatura esperada. Um Veja abaixo a composição do aquecedor elétrico:
- Tubo Dip: é responsável pela captação da água fria;
- Tubo de saída: esse percurso expele a água aquecida;
- elemento de aquecimento: aquece a água primária;
- tanque de aço: é o local onde o líquido é armazenado;
- Válvula para alívio da pressão: controla os níveis de pressão;
- Válvula de drenagem: promove a limpeza do equipamento;
- Termostato: controla a temperatura emitida para o tanque;
- Haste de anodo: sua função é evitar que o tanque sofra corrosão, possui elementos de magnésio atraindo componentes corrosivos que são eliminados.
Todas essas composições são essenciais para o funcionamento do aparelho e para manter sua integridade e durabilidade. A água passa por todos esses percursos até que tenha capacidade para aquecer o ambiente. Além do modelo padrão de aquecedor elétrico a água, existem alguns modelos específicos, veja abaixo:
1- Aquecedor de água a gás
Nesse caso a eletricidade é substituída pelo gás natural ou GLP, ou seja, gás de cozinha. Esse processo utiliza uma espécie de queimador que promove o aquecimento da água sem o consumo de energia elétrica. Além disso, esse modelo permite que água fria seja separada da água quente devido a densidade e isso garante que apenas o líquido aquecido seja expelido.
2- Aquecedor de água a gás e eletricidade
Para esse modelo é possível usar as duas fontes de energia promovendo o aquecimento da água e que em muitas vezes não precisa ser armazenada em um tanque.
COMO FUNCIONA?
A água passa por dois tipos de aquecimento em momentos diferentes. No estágio primário é direcionada ao tanque aquecido, após isso, é direcionada ao termostato que intensifica a temperatura. Existe aquecedor elétrico que possui apenas um elemento de aquecimento e isso facilita a identificação de falhas e também a manutenção
FLUIDOS PARA AQUECEDOR ELÉTRICO
Os Fluidos são considerados como fonte de energia para o funcionamento do aparelho, pois estes fluidos são aquecidos e isso promove o aquecimento do ambiente ou do local indicado. Os fluidos mais comuns são água, gás natural ou GLP e óleos.
São fundamentais para o processo de aquecimento, a maioria do aquecedor elétrico utiliza como fluido a água, sendo o principal entre eles, porém o gás e o óleo são os mais indicados para aquecedores industriais.
AQUECEDOR SOLAR
Esse é o processo de aquecimento mais natural e econômico existente, porém nem sempre é utilizado ou viável, pois depende da situação climática. Seu custo é unicamente pela instalação, após isso, o processo é feita naturalmente. É também um procedimento sustentável e que contribui muito para a preservação da natureza. Veja abaixo alguns componentes desse meio de captação da energia solar:
- Boiler: armazena o líquido aquecido
- coletores: são placas responsáveis pela captação a energia solar;
- controlador de temperatura: controla a temperatura;
- Despressurizador: controla a pressão.
AMBIENTES E OS TIPOS DE AQUECIMENTO ELÉTRICO
Cada local possui necessidades diferentes de aquecimento e se engana quem pensa que o aquecedor elétrico é apenas um processo de climatização e aquecimento, pois são responsáveis também pelo aquecimento de água de forma geral, como torneiras, chuveiros, por isso, vamos verificar abaixo quais são as formas de uso para cada tipo de cômodo:
1- Banheiros
Além do aquecedor elétrico para aquecer toda a área desse cômodo, é possível também aquecer o líquido da torneira e do chuveiro com o uso do aquecedor elétrico, responsável por fazer toda essas saídas de água de forma mais agradável especialmente para os dias frios.
2- cozinhas
Esse cômodo também pode ser privilegiado com o uso do aquecedor elétrico, especialmente nas torneiras, o que vai ajudar muito lavar a louça e cozinhar em dias mais frios.
3- Quartos e salas
Esses ambientes são bem aconchegantes. por isso, a maioria das pessoas preferem instalar aquecedor elétrico para deixá-los ainda mais agradáveis, ainda mais porque são os cômodos preferidos da maioria das pessoas.
O aquecedor elétrico é muito útil para a casa e qualquer outro ambiente e possui diversas funções a fim de promover bem estar e evitar que estejamos expostos a frio excessivo. Esses equipamentos são muito utilizados em casas em países com baixas temperatura, por exemplo, no Japão podemos dizer que todos os locais fechados ou a grande maioria possui aquecedores.
AQUECEDOR ELÉTRICO INDUSTRIAL
Esse aparelho é muito utilizado pelas indústrias ainda mais quando necessário a elevação das temperaturas de líquidos e óleo. Para esse tipo de funcionalidade é necessário que sejam compostos por materiais mais resistentes, como exemplo, o aço. Devido sua grande operação no segmento industrial é importante que tenha capacidade maior que os aquecedor elétrico comum e que são usados geralmente nas residências.
Esses aparelhos normalmente são submetidos a grande pressão e temperaturas e possuem frequência de uso maior, por isso, é imprescindível que a qualidade e potência seja verificada, a fim de constatar que o aparelho desejado consegue atender as expectativa e necessidades.
AQUECEDORES E O MERCADO INDUSTRIAL
O uso de aquecedor elétrico nas indústrias é muito frequente, principalmente para o mercado com foco em substâncias químicas e voltadas a metalurgia. Esses equipamentos são fundamentais para o processo de aquecimento de substâncias, ambientes, entre outras necessidades.
AQUECEDOR DE AR INDUSTRIAL
É responsável pelo aquecimento de locais como estufas e fornos, entre outros. É fabricado em aço ou inox, devido a resistência do material e seu formato costuma ser tubular ou em gavetas. É ideal que antes da instalação do equipamento, seja elaborado um projeto com as dimensões e capacidade das tubulações, com isso, é possível estabelecer um modelo, formato e localização mais viável e eficiente.
O projeto é fundamental para a instalação desse equipamento e é importante que seja feito por um profissional técnico que vai avaliar as necessidades e as possibilidades de instalação e funcionamento.
PRINCIPAIS MODELOS DE AQUECEDOR ELÉTRICO
Existem diversos tipos e modelos de aquecedores com funcionalidades diversas, porém o objetivo é o mesmo, aquecer. Conheça abaixo a variedade de produtos capazes de promover o aquecimento em variadas formas:
1- Aquecedor solar para piscina
É composto por placas coletoras e um tanque que armazena água quente e um sistema responsável pela movimentação entre os coletores e o reservatório. Nesse caso, a radiação solar é transferida para água aquecendo esse componente.
2- Aquecedor de asfalto
É um equipamento rústico e resistente que é responsável pelo derretimento do asfalto, age também para impermeabilizar lajes, vias, entre outros. Possui baixo custo e não exige manutenções frequentes, tendo como vantagem ótima operação.
3- Aquecedor de água
Possui diversos modelos e capacidades, é responsável pelo aquecimento da água em diversos dispositivos como chuveiros e torneiras. Além disso, possuem variedade de preço e tamanho. Pode ter outros fluidos além da água, como o gás natural ou GLP (gás de cozinha).
4- Aquecedores para indústrias
Existem diversos segmentos dentro do mercado da indústria, como química e alimentícia, e geralmente esses equipamentos possuem maior eficiência e são movidos pelos fluidos como óleos e gases.
5- Aquecedores com fluido térmico
São responsáveis por gerar o calor térmico através da queima de algum combustível. São considerados altamente seguros e com menor chances de explosão, além disso, possuem a mesmo frequencia de temperatura.
6- Aquecedor para ambiente
São responsáveis por manter o ambiente quente e agradável, fazendo com que o fluido seja aquecido, com isso, é possível controlar os níveis de temperatura do local e oferecer outras funcionalidades climáticas dependendo do modelo do equipamento.
O QUE SABER ANTES DE COMPRAR UM AQUECEDOR ELÉTRICO?
É necessário observar uma série de características do aparelho antes de aderir, por isso, é necessário averiguar qual o consumo médio do aparelho para evitar grande gasto de energia, procurando um equipamento mais econômico.
Outro fator é a capacidade do aquecedor elétrico, sendo necessário verificar se a potência consegue atender a expectativa. É preciso analisar a extensão do local e ver se a funcionalidade do equipamento atinge toda a extensão do ambiente deixando-o aquecido.
Existem também muitos modelos e diversas marcas que oferecem funções diferenciadas, por isso, é importante estar atento às oportunidades e qual aparelho faz mais sentido para as necessidades do cliente.
QUAL A IMPORTÂNCIA DOS AQUECEDORES?
Os processos e as empresas estão cada vez mais modernas e para atender essa modernidade o aquecedor elétrico tem sido altamente aderido, não somente no mercado industrial e nas grandes empresas, mas também nas residências e comércios.
Além de promover um clima agradável é totalmente essencial para atividades básicas do nosso dia a dia como tomar banho. Através desse sistema é possível conseguir bem estar e ao mesmo tempo ajudar nos processos para grandes operações como o aquecimento de substâncias.
QUAIS SÃO AS NORMAS TÉCNICAS?
Existem algumas normas técnicas a serem cumpridas pelos fabricantes no momento da fabricação e instalação do aquecedor elétrico. Essas especificações são estabelecidas pela NBR 15569 Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto- projeto e instalação, essa normativa especifica exigências para o aquecimento solar.
Quanto a normativa NBR 16057 tem como objetivo estabelecer exigências para o sistema e aquecimento de água a gás, contemplando toda a composição hidráulica e instalação, além de especificações sobre os fluidos.
Para o sistema de aquecedor elétrico fixo para aquecimento instantâneo de água é citado na normativa 16305, é possível encontrar alguns apontamento sobre a segurança e funcionalidade.Também são estabelecidas medidas para a manutenção desses equipamentos, sendo encontradas na NBR 13971 pois trata-se do sistema de refrigeração condicionamento de ar, ventilação e aquecimento.
É obrigatório que essas exigências sejam cumpridas para o funcionamento adequado do aquecedor elétrico e segurança de todos que estão em contato com o equipamento, especialmente quando forem elétricos.