Aquecedores a Gás

AQUECEDOR A GÁS: CONHEÇA AS VANTAGENS DESSE SISTEMA

Os sistemas de aquecimento e refrigeração de equipamentos e ambientes são cada vez mais utilizados e indispensáveis para quaisquer empresas. Seja para contribuir na harmonização de ambientes ou até mesmo para aquecer ou resfriar alimento ou produtos como é o caso de medicamentos que precisam ser submissos a temperaturas específicas para manter a qualidade.

Quanto a climatização de ambientes os aquecedores possuem função fundamental, pois conseguem fazer com que o local tenha temperatura ideal conforme a expectativa o cliente. Um dos sistemas utilizados para esse método e aquecimento é o aquecedor a gás, mas existem muitos outros tipos disponíveis.

Locais com fins comerciais, empresariais e industriais são os que mais investem nesse tipo de sistema, pois é possível conseguir bons resultados e em algun casos se trata e uma necessidade indispensável, como é o caso de aquecimento ou resfriamento de medicamentos.

No sentido de aquecimento ou resfriamento de ambientes é um opção que tem levado aos empresários a investir nesse sistema, pois consegue oferecer ao cliente uma experiência mais agradável quando entra em contato com o local e evita situações desagradáveis como frio ou calor em excesso.

Essa percepção também serve para promover um ambiente mais agradável aos funcionários, pois as condições estruturais e climáticas contam muito para a satisfação do empregados, além de contribuir com a saúde dos mesmos.

Esse sistema pode oferecer características diferenciadas o que varia de acordo com o equipamento e marca escolhida, podendo muitas vezes refrigerar e aquecer determinado local. Sua principal função no caso de climatizadores é inibir o ar frio dos concentrados nos ambientes ou até mesmo em equipamentos.

Se trata de um segmento muito amplo, podendo ter muitos tipos de equipamentos como aquecedor a gás e muitos outros modelos que são disponíveis no mercado. Além das inúmeras funções também existem muitas características estéticas para esse item, o que possibilita ao cliente escolher o modelo que mais o agrada.

O QUE SABER SOBRE O FUNCIONAMENTO DE UM AQUECEDOR?

O ar concentrado no ambiente é eliminado através das saídas dos aquecedores que tem como função aquecer e devolver ao ambiente o ar quente, com isso, a mudança de temperatura o ambiente é feita de forma imediata.

Costumam apresentar um aspecto leve e moderno, em algun casos são portáteis o que facilita que sejam movimentados e sejam instalados em ambientes diversos de forma simples e rápida. O uso do gerador a gás ou outros tipo de modelo costumam ser mais utilizados em empresas e residências. O uso é mais comum em locais que possuem baixa temperatura, neste caso o uso de aquecedores é uma medida indispensável.

MODELO DE AQUECEDORES

Cada modelo de aquecedor possui características diferenciadas e funções distintas, por isso é importante saber qual a funcionalidade de cada modelo além de considerar os aspectos físicos. Veja abaixo alguns modelos:

1- Incandescente

Possui baixo custo, por isso, é um equipamento bem acessível o custo pode variar de acordo com o tamanho e a potência do equipamento. Uma grande vantagem desse item é que não costuma apresentar ruídos enquanto funciona.

2- Termoventilador

Possui funções e características semelhantes a de um ventilador Seu aquecimento ocorre através e um hélice e com esse tipo é possível conseguir duas funcionalidades como aquecimento ou resfriamento.

3- Aquecedores halógeno

Esse procedimento de aquecimento faz uso do gás halogênio, com isso, é possível conseguir um efeito ainda mais eficiente de aquecimento, isso acontece pois ocorre um processo de substituição de temperatura.

4- Aquecedores a óleo

É possível com esse modelo um processo sem a emissão de ruídos além de evitar que o ambiente crie um aspecto ressecado, pois esse fluido não costuma entrar em contato com o ar.

AQUECEDOR SOLAR

É um dos métodos de aquecimento mais naturais e econômicos, mas se torna inviável em alguns períodos, em especial no inverno e em dias de chuva. O gasto para implantação desse sistema é exclusivo para instalação, portanto, após isso não é necessário mais investimentos para que o sistema funcione dependendo unicamente da emissão natural dos raios solares. É constituído por alguns componentes sendo ele: boiler, coletores, controlador de temperatura, despressurizador.

AQUECEDOR A GÁS

O sistema de aquecimento pode ter diferentes tipos de fluidos como fonte para a transformação e obtenção da temperatura desejada podendo ser aquecedor a gás, óleo, eletricidade e água. O tipo de fluido depende o modelo de equipamento e qual terá melhor funcionalidade de acordo com a necessidade. Veja abaixo a estrutura básica de um aquecedor:

  • Tubo Dip: faz a captação da substância fria;
  • Tubo de saída: é um percurso que elimina o elemento aquecido;
  • Estágio de aquecimento: aquece o fluido em seu estado primário;
  • Tanque de aço: responsável por armazenar o elemento;
  • Válvula para alívio de pressão: estabelece um equilíbrio da pressão;
  • Válvula de drenagem: responsável por limpar o equipamento;
  • Termostato: controle da temperatura;
  • Haste anodo: composto por elementos e magnésio que atrai substância corrosiva a fim evitar que a estrutura seja danificada.

Os componentes acima são responsáveis por fazer com que o aquecedor a gás funcione adequadamente e que toda a composição do equipamento não sofra danos devido a elementos corrosivos. A ideia é que siga um percurso onde a fonte determinada consiga ser transformada, com isso, a temperatura seja alterada. Além do aquecedor a gás, existem outros modelos que podem ser utilizados, confira abaixo:

1- Aquecedor a gás com água

Esse processo faz substituição da eletricidade pelo gás natural ou GLP, conhecido como o gás de cozinha. Com um modelo de queimador possível conseguir o efeito de aquecimento a água sem o uso da energia elétrica. Outra ação que ocorre nesse procedimento é que a água fria é separada da quente, destacando o líquido aquecido e o eliminando ao ambiente.

2- Aquecedor a gás com água e eletricidade

Esse tipo de aquecimento usa duas fontes de energia sendo a água e a eletricidade, possibilitando um aquecimento mais rápido sem a necessidade de armazenamento no tanque de aço.

COMO FUNCIONA?

Esse sistema ocorre através de um queimador que é revestido por uma serpentina responsável pela condução a água que vai ter sua temperatura elevada. O controle da chama é feito através de um pressostato que possui um sensor e um válvula responsável por controlar a quantidade de gás que vai entrar em contato com o queimador. Nesse caso quanto mais fria a água maior será ção o fogo que eleva a temperatura de forma mais rápida e eficiente.

O aquecedor a gás pode ser usado para atividades simples do nosso dia a dia que utilizam água aquecida, para isso, é possível usar o sistema de aquecimento que consegue oferecer a água quente do banho e das torneiras o que é muito agradável especialmente no inverno. Essa ação é possível através da utilização de gás natural ou gás liquefeito de petróleo que são conhecidos como gás de cozinha.

FLUIDOS PARA AQUECEDOR A GÁS

São fonte de energia para o funcionamento do aparelho, pois quando esses fluidos são expostos a pressão e ao aquecimento conseguem promover função de aquecimento para outros componentes. Existem fluidos que são mais comuns como a água, óleo, gás natural ou GLP que costuma ser mais utilizado no aquecedor a gás.

No segmento industrial a utilização do aquecedor a gás é o mais indicado, pois tem capacidade maior para ambientes com metragem extensa. Um outro fluido muito comum e utilizado para locais com menor extensão é a água.

TIPOS DE AQUECEDOR A GÁS

Existem dois modelos de aparelhos que conduzem o processo de aquecimento, cada um possui características distintas. Veja abaixo como é ocorre esse percurso e quais suas funcionalidades:

Aquecedor de passagem

O aquecedor a gás com o método de passagem conduz a água fria através da serpentina que fica próxima ao local onde a chama está e isso ocorre devido a um processo de combustão.

Nesse caso não há um reservatório ou o que chamamos e tanque para armazenar a água enquanto não é limitada, nesse caso a água é aquecida aos poucos enquanto passa por todo o percurso da serpentina.

A chama só é acesa quando a água entra em contato com o equipamento, pois quando isso ocorre o gás é liberado e aciona um comando que emite faísca produzindo a chama e através de uma válvula é possível manter a chama acesa durante todo o período em que a água estiver no percurso.

Aquecedor por acumulação

Esse sistema é conhecido como boiler, esse modelo de reservatório apresenta uma espécie de tanque com um formato de cilindro onde a água fica armazenada, local onde é aquecida pela chama. O controle da temperatura é feito através de um termostato que é responsável por manter a temperatura adequado para o aquecimento correto da água.

Essa função permite que o consumo da água aquecida seja feito de forma imediata ou pode ser armazenado no tanque a fim de ser consumida quando n momento em que acionada, sendo eliminada pelo sistema sempre de forma aquecida.

Nesse caso a chama fica acesa a todo o momento, pois como possui um processo de armazenagem é necessário que esse cilindro seja sempre aquecido. Este tipo de chama conhecida como piloto não precisa de energia elétrica para permanecer acesa. A quantidade de água a ser colocada nesse reservatório depende do tamanho do cilindro de forma que possa suportar e armazenar o líquido.

O QUE CONSIDERAR ANTES DE COMPRAR?

Antes de efetuar a compra desse equipamento é de extrema importância que algumas características sejam observadas, a fim de não comprar o equipamento errado e evitar gastos desnecessários.Alguns aspectos devem ser considerados para a busca do aquecedor a gás, a fim de resultar em um equipamento eficiente e ao mesmo tempo de baixo custo.

É necessário validar a capacidade para aquecimento do mesmo a fim de saber se atende as necessidades ao qual o aquecedor a gás será destinado. É necessário ver se o sistema pretendido consegue promover o aquecimento desejado.

Além das questões técnicas é necessário verificar também a marca, pois existem muitos modelos de aquecedor a gás

Existem também muitos modelos e diversas marcas que oferecem funções diferenciadas, por isso, é importante estar atento às oportunidades e qual aparelho faz mais sentido para as necessidades do cliente, com estética diferenciada, formas, cores, potências e muitas outras particularidades.

QUAL A RELEVÂNCIA DO SISTEMA DE AQUECIMENTO?

É um equipamento que vem ganhando espaço e tem se tornado indispensável para muitas empresas, indústrias e até mesmo para as residências. Muita pessoa tem investido no sistema de aquecimento para suas casas, principalmente para ter um chuveiro aquecido e torneiras para tarefa do dia a dia.

É um sistema que vem se modernizando cada vez mais e tem sido fundamental para um rápido aquecimento seja de ambiente ou equipamento. Seja qual for a funcionalidade o aquecedor a gás e outros tipos de fluidos estão ganhando espaço no mercado. Além disso, este método de aquecimento oferece muitos modelos de aquecedores, em diferentes tamanhos, modelos, potências, entre outras particularidades que esse segmento oferece.

NORMATIVA PARA AQUECEDORES

Assim como outros tipos de procedimentos e equipamentos também existem normas especificadas para fabricação e utilização dos aquecedores. A normativa NBR 16057 tem como função exigir que o sistema de aquecimento por meio do aquecedor a gás e água a cumpra padrões estabelecidos para promover segurança na instalação.

Essa normativa tem como função estabelecer especificações para instalação e fabricação considerando toda a parte hidráulica de fluidos utilizados para determinado tipo de equipamento. No caso da instalação de aquecedor a gás em locais residenciais é necessário considerar exigências da NBR 13103, que vai estabelecer alguns critérios de instalação, especialmente para a segurança do local com sistema e aquecimento movido a gás.

Um ponto muito importante é a manutenção do gerador a gás, é necessário estabelecer um revisão e todo o sistema de forma frequente a fim de identificar falhas e possíveis riscos. É possível encontrar na NBR 13971, algumas exigências sobre a manutenção do gerador a gás e outros tipos de equipamentos.O cumprimento dessas exigências é fundamental para manter o aquecedor a gás em perfeito fundamental para que possa operar com qualidade e oferece o efeito desejado.




Regiões onde a Caldeiras e Aquecedores atende Aquecedores a Gás:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Caldeiras e Aquecedores atende Aquecedores a Gás:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe