Aquecedores de Água

SAIBA MAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS AQUECEDORES DE ÁGUA

Ter água quente para tomar banho e realizar atividades como escovar os dentes, lavar o rosto e lavar a louça é algo necessário durante os períodos de temperaturas mais baixas, principalmente se você residir em locais mais frios.

Um aquecedor de água é um equipamento utilizado, assim com o nome já diz, para aquecer a água. Na maioria das vezes, a energia elétrica é utilizada para que o aquecimento ocorra. Trata-se de uma boa alternativa em relação aos chuveiros elétricos.

Um aquecedor pode ser utilizado para esquentar água de aquários, seja ela doce ou salgada, para esquentar ambientes, no caso de aquecedores elétricos, a lenha, óleo ou gás, e também para esquentar água para o banho, que é o caso do aquecedor de água a gás, utilizados frequentemente para este fim.

Seja em apartamentos ou residências, o aparelho de aquecimento vem tomando espaço nas construções e reformas, pois promove diversos benefícios para os lares, sobretudo garantir a água quente durante todas as épocas do ano. Com a função de distribuir o líquido aquecido para ambientes e pontos variados dos imóveis, os aquecedores podem ser encontrados em modelos variados no mercado.

TIPOS DE AQUECEDOR DE ÁGUA

Definir qual o tipo de modelo disponível é o melhor para o que é necessário pode não ser algo fácil. Isso porque as especificidades dos produtos existentes no mercado conseguem suprir as diferentes e variadas necessidades dos consumidores, possuindo características variáveis como capacidade, dimensões, quantidade de consumo e praticidade de uso.

Este é um equipamento que apresenta muita versatilidade pois pode ser utilizado de formas e em locais variados, promovendo diversas vantagens para as pessoas que habitam o local. Para te ajudar no momento de escolha, reunimos algumas informações acerca de alguns dos tipos existentes de aquecedor de água. Confira a seguir:

Aquecedor solar

Assim como o nome revela, sua fonte de energia é advinda da luz do sol. Essa principal característica promove ao aquecedor de água solar caráter sustentável. Sua composição se dá por meio de placas instaladas nos telhados ou lajes ligadas a um cilindro central de acumulação.

Apesar da sua instalação geralmente ser mais alta, é uma boa opção pois promove menos impacto na conta de luz, visto que a luz solar é uma energia renovável e gratuita. Esse modelo vem ganhando cada vez mais espaço para melhorar a eficiência de energia nas construções e torná-las mais sustentáveis.

Como não são todos os dias que são ensolarados, para que não existam dias sem água quente, o ideal é combinar o uso do aquecedor solar com o modelo de aquecedor de água a gás, o que garantirá banho e outras atividades com água em boa temperatura.

Aquecedor de água a gás

O aquecedor de água a gás é considerado um dos modelos mais eficientes disponíveis no mercado. Ele pode ser encontrado na versão GLP, sigla para Gás liquefeito de petróleo, que pode vir do botijão de gás, e o GN, que é o gás natural, que vem "de rua".

Outra especificidade relacionada ao equipamento movido a gás são os modelos em que são comercializados: instantâneo (ou "de passagem", como também é chamado), e o modelo por acumulaçao.

Aquecedor a gás de passagem: este tipo existe há décadas e sua principal característica é sua dimensão menor. A água que passa pelo aquecedor de água a gás de passagem é aquecida de forma imediata, sendo devolvida quente para a tubulação. Normalmente, costuma atender poucos ambientes (ou pontos) de água quente nas residências, além de precisar de um acesso externo, pois possui uma saída do tipo chaminé.

Aquecedor a gás por acumulação: os equipamento desse tipo geralmente são parecidos com um cilindro de grandes dimensões, local onde ocorre o aquecimento do líquido. Possui capacidade maior em relação ao aquecedores de passagem e podem atender diversos pontos de água aquecida ou, se for o caso, uma grande demanda em um determinado ponto, como banheiras, por exemplo.

Esse sistema possui, a todo momento, uma certa quantidade de água quente em interior, o que colabora para que a água aquecida possa chegar de forma mais rápida até o ponto em que será utilizada. Ou seja, ao abrir a torneira do chuveiro, você não terá um jato de água fria e não precisará esperar por água quente.

Aquecedor de água elétrico

Este modelo não necessita de instalações muito complicadas, característica positiva para quem deseja possuir a tecnologia de aquecimento mas que não deseja gastar valores altos ou realizar grandes reformas.

O aquecedor elétrico não precisa de tubulação embutida, podendo ser diretamente ligado na torneira ou chuveiro que deseja ter a água aquecida. Os aquecedores desse tipo, assim como o modelo movido a gás, também possuem duas classificações, que são:

Aquecedor de água elétrico por acumulação: também conhecido como "boilers", possuem formato parecido com um grande cilindro metálico, assim como o aquecedor de água a gás por acumulação.

Trata-se de um sistema cuja eficiência na entrega da água quente é alta, característica que lhe traz vantagem perante os demais. A água é esquentada com eficiência, chegando rapidamente até o ponto que será consumida, podendo ser apenas um ponto ou vários.

O equipamento consegue manter a água aquecida graças às resistências elétricas que nele estão presentes. Este fato, apesar de representar uma vantagem, também traz a consequência de alto gasto de energia, o que pode encarecer a conta no final do mês.

Para reduzir o consumo de energia é possível instalar um timer no equipamento cuja função é deixar o acionamento do aquecedor de água programado para apenas quando for utilizado. O restante do dia, por determinação do horário programado, o boiler ficará desligado.

Aquecedor de água elétrico de passagem: esse modelo é um dos mais comuns, pois se trata dos chuveiros elétrico e aquecedor de torneiras, por exemplo. Este tipo apresenta menor capacidade se comparado aos de acumulação pois são instalados de forma direta nos pontos em que serão utilizados.

Essa característica que se refere à instalação é considerada, muitas vezes, benéfica, pois garante baixo custo e facilidade, pois não necessitam de uma tubulação para que a água quente passe. Os chuveiros e torneiras elétricas não apresentam a desvantagem do alto consumo, mas, apesar disso, é comum apresentarem baixo rendimento. A consequência disso acaba sendo água não suficientemente quente em dias de temperatura mais baixo ou a redução da quantidade de água a fim de tê-la mais aquecida.

Apesar dessas especificidades, atualmente é possível encontrar modelos de aquecedor deste tipo com maiores capacidades que conseguem atender mais de um ponto. Como possuem mais capacidade do que os chuveiros elétricos e seu consumo ser praticamente o mesmo, deve-se imaginar que o custo de um equipamento deste tipo será um pouco superior.

EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE CONFIANÇA

Para que o resultado seja bom e o equipamento possa ser utilizado para os fins desejados, é importante analisar fatores como, por exemplo, quantos pontos receberão água aquecida pelo aquecedor. Se a escolha for um equipamento que possui o seu funcionamento movido a gás, por exemplo, é importante confirmar, caso a moradia se trate de um apartamento, se o tipo que é fornecido no condomínio é de Gás natural ou de Gás Gás liquefeito de petróleo, além do tipo de exaustão que ele possui. Os sistemas de exaustão mais comum é o de fluxo balanceado, natural e o forçado.

Após uma análise das condições necessárias para que seja instalado o aquecedor de água, o ideal é buscar profissionais e empresas qualificados no ramo, para que a montagem do equipamento seja segura e que todas as leis e normas referentes a ele sejam devidamente cumpridas.

INSTALAÇÃO DE AQUECEDOR DE ÁGUA A GÁS

A instalação realizada de forma correta é o fator fundamental para que o aparelho possa funcionar adequadamente e em sua melhor eficiência. Como possuem alta tecnologia e utilizam gás em seu funcionamento, não se trata de um equipamento de instalação simples, fazendo com que seja necessário que um bom profissional ou empresa realize sua instalação, assim como a sua manutenção preventiva. Alguns cuidados para se atentar durante ou após a instalação são:

Instalação credenciada

Não busque profissionais desconhecidos para realizar a atividade. Os produtos só possuem garantia de fábrica mantida por mais tempo caso sua instalação tenha sido realizada por sua rede credenciada, o que lhe confere certeza de um bom resultado relativo à instalação.

É comum que a empresa garanta apenas 90 dias de garantia sob o produto no caso da instalação ter sido realizada por terceiros. Por isso, prefira o trabalho credenciado da marca.

Defina o tipo de gás

Antes de comprar o aquecedor de agua, analise se ele corresponde ao tipo de gás fornecido na residência ou apartamento. Caso a compra seja realizada e somente após disso se perceba que se trata de outro gás, é possível realizar a conversão, mas costuma ser um processo mais custoso em relação aos gastos.

Verifique a equipe técnica

A melhor opção é comprar o aquecedor de uma empresa que já forneça a instalação. Se este não for o caso, analise as opções de empresas disponíveis para realizar a instalação do equipamento. Veja, com a ajuda dos sites da internet, se ela possui muitas reclamações de serviços mal realizados ou de falta de assistência técnica após o serviço, por exemplo, e se ela atende as solicitações a fim de resolvê-las.

Local de instalação

Verifique onde será o lugar em que o equipamento será instalado. Alguns dos fatores que precisam ser observados são:

Ventilação: o lugar precisa ter boa e constante ventilação, sua instalação nunca deve ser feita em locais fechados, sem janelas. Geralmente, nas casas e apartamentos, costuma ser posicionado nas lavanderias. É importante que esteja a no mínimo 40 centímetros de distância de janelas, para que não receba retorno de vento.

Facilidade de acesso: deve ser instalado em lugar que o acesso seja fácil, por causa das manutenções preventivas que devem ser realizadas periodicamente. A altura deve ser suficiente para que se tenha uma boa visualização de seu painel de indicações, facilitando para que seu funcionamento e suas funções possam ser constantemente acompanhadas.

Além disso, não pode ser instalado em locais que sejam expostos a sol ou chuva, e distante de objetos, móveis e varais de roupas, pois as peças podem soltar fios de lã ou fiapos de tecidos que podem entrar no aquecedor.

Inflamáveis: as paredes e o piso onde serão instaladas o aquecedor de água deve ser constituídas de materiais incombustíveis. Os arredores do local de instalação também devem estar livres de produtos químicos e de limpeza que sejam combustíveis, pois podem causar situações indesejadas. Alguns produtos inflamáveis que devem ser mantidos a distância do equipamento são:

  • Isqueiro
  • Inseticida e repelente aerossol
  • Desodorante e outros tipos de spray aerosol
  • Removedores de esmalte

Normas

Assim como diversos outros equipamentos, os modelos de aquecedores de água a gás possuem normas que regem sua instalação e os procedimentos que devem ser realizados nas manutenções para que esteja em condições seguras. As normas que estabelecem determinados requisitos para os diversos modelos são:

NBR 15569

Denominada Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto - projeto e instalação. Regulamenta requisitos necessários relativos aos sistemas de aquecimentos solares. Essa norma considera fatores como as dimensões, capacidades hidráulicas, instalação e manutenção do sistema de aquecedor de água solar.

NBR 16305

De nome "Aparelhos elétricos fixos de aquecimento instantâneo de água - requisitos de desempenho e segurança", esta norma especifica determinadas condições de segurança e de desempenho que devem ser aplicadas nos aparelhos fixos elétricos que aquece instantaneamente a água, sejam eles de uso doméstico ou similar à este.

NBR 16057

Denominada Sistema de aquecimento solar de água a gás (SAAG) - projeto e instalação. Regulamenta o sistema de aquecimento de agua a gas, com o estabelecimento de requisitos como as informações necessárias para o projeto e para a instalação. A norma regulamentadora 16057 é aplicada tanto para o gás natural (GN), quanto para os gases liquefeitos de petróleo (GLP). Não se aplica, no entanto, para a geração de vapor e aquecimento de água nos processos realizados em indústrias.




Regiões onde a Caldeiras e Aquecedores atende Aquecedores de Água:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Caldeiras e Aquecedores atende Aquecedores de Água:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe